Confraria da Sagrada Família

Algumas explicações

Em que consiste a Confraria da Sagrada Família?

Um grupo de fiéis católicos que se dedicam a rezar o Terço em família, pela perseverança dos seus filhos.

Esse grupo deve se reunir em algum lugar?

Não é necessária a reunião do grupo. Cada família reza seu Terço em casa. Porém podem ser organizadas reuniões de formação ou mesmo Terços em conjunto, por alguma razão.

Este Terço rezado em família deve ser um segundo Terço, para aqueles que já participam de outras organizações, como a Confraria do Rosário ou a Cruzada do Rosário?

Não. O mesmo Terço rezado serve para todas elas.

Não parece supérfluo criar esta nova Confraria, quando já existiam as outras?

Esta nova Confraria foi fundada devido à constatação de que os jovens de nossas capelas não estão conseguindo conservar-se fiéis ao que aprenderam em tantos anos de convívio na Capela e de Catecismo. Ela é uma necessidade nossa, faz parte da vida das nossas famílias e deve mesmo ser preferida, caso seja necessário optar por uma delas.

Deve a família estar toda reunida para o Terço desta Confraria?

O ideal é que toda a família participe, mas a idéia é que haja o Terço oficial da família mesmo que apenas uma parte ou mesmo só uma pessoa da família o reze. Aquela família receberá graças especiais que terminarão levando outros membros a participar do Terço.

Que outras graças pode alcançar as famílias que rezam o Terço em família?

Pediremos sempre à Sagrada Família que preserve a inocência das crianças, quando estas chegam na adolescência. Pediremos também que os filhos já grandes abandonem o caminho do pecado e abram suas almas à conversão, reencontrando o caminho do confessionário e da comunhão freqüente. Enfim, a família pedirá todas as outras graças que se façam necessárias ao longo da vida.

O Terço em família deve ser rezado em algum lugar especial da casa?

O ideal é que seja rezado num aposento onde a família gosta de se reunir. Pode ser na sala, num quarto. Deve-se criar um ambiente de piedade e de recolhimento, ter um crucifixo ou uma imagem do Sagrado Coração ou de Nossa Senhora. Também pode ser uma prática eficaz acender-se uma vela benta durante o Terço.

Existe alguma ajuda para incentivar a família nesta prática tão salutar?

Vamos propor um acompanhamento através de um Carnê mensal que poderá ser impresso no site. Alí constará os dias em que houve, efetivamente o Terço em família, o número de participantes etc. Com isso proporemos no futuro o envio de brindes religiosos para as famílias que apresentarem algum crescimento na oração e na frequência.

Qual o papel do padre, na Confraria?

Além de ser um conselheiro para todas as necessidades da família, o padre responsável deve dar um visto no Carnê da Família, no final de cada mês. Com este controle, poderá saber quais as famílias que devem receber os prêmios. No caso da internet, poderá ser feito via e-mail.

Apresentação

Ficha de Inscrição

Volta para o índice